sexta-feira, 1 de agosto de 2008

EUA alcança a Alemanha no uso de energia renovável


O maior poluidor do mundo pode virar o novo gigante da energia eólica. Uma pesquisa americana aponta que se os EUA continuar investindo na construção de usinas de geração de energia mediante a força dos ventos, ele vai se tornar um dos principais mercados da energia eólica. A pesquisa é da “The American Wind Energy Association” (Associação empresas americanas de geração de energia eólica) e deve ser lançada no próximo mês.

De acordo com a associação, a Alemanha, o atual campeão da exploração dessa fonte renovável, possui uma capacidade instalada de 22 mil megawatts. Mas apesar da liderança, o país investiu menos que os americanos e teve um crescimento de apenas 1,6 mil megawatts. Nos próximos meses o EUA deve atingir a capacidade de 23 mil megawatts ficando lado a lado com os alemães.

A energia eólica representa 1% de toda a energia gerada nos Estados Unidos. Para a associação o ponto favorável da pesquisa não é a liderança do país, mas o aumento da participação das indústrias americanas na geração desse tipo de energia. Fato ajuda a reduzir o custo da produção nos Estados Unidos.

Uma boa notícia para o mundo que precisa da redução das emissões americanas para minimizar os efeitos do aquecimento global. A ação americana também pode ser um exemplo para o Brasil, privilegiado por ter um tipo de ventilação ideal para a geração de energia, mas que possui apenas 0,25% de sua geração de energia a partir dos ventos. Pior que isso, só o recente anúncio do governo federal em licenciar a usina nuclear de Angra Três, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: