quarta-feira, 13 de agosto de 2008

25% dos cetáceos correm risco de extinção


BALEIAS FRANCA E JUBARTE NÃO ESTÃO MAIS AMEAÇADAS

Mais de 25% das espécies de cetáceos no mundo estão ameaçadas, denunciou hoje a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês). Outros 20% dos cetáceos (ordem de mamíferos aquáticos que inclui as baleias, golfinhos e botos) são classificadas como "em perigo" ou "em perigo crítico", segundo a IUCN.

"A situação real poderia ser muito pior se considerarmos que mais da metade das espécies de cetáceos está na categoria de 'dados insuficientes', o que implica que é necessário prioritariamente uma futura pesquisa a respeito", afirmou o organismo em comunicado.

O texto diz que o mais ameaçador para os cetáceos são as colisões com navios, o fato de se enroscarem com freqüência nas redes de pesca, a deterioração dos habitats e as perturbações acústicas.

O relatório também destaca que os sonares militares afetam, particularmente, as baleias bicudas que mergulham a grandes profundidades, assim como o golfinho-cabeça-de-melão também conhecido como orca anã.

– Os botos são uma das categorias de cetáceos mais ameaçadas, sobretudo porque competem com os humanos por recursos de água doce que estão diminuindo – declarou Jean-Christophe Vié, diretor-adjunto do Programa de Espécies da IUCN.

No entanto, há uma boa notícia: através da revisão da lista vermelha da IUCN foi possível constatar que a baleia jubarte e a baleia franca se recuperaram e já não estão ameaçadas de extinção. Elas passaram da categoria de "vulnerável" para a de "preocupação menor". DC

Nenhum comentário: