sábado, 30 de agosto de 2008

Voluntários ajudam na reabilitação dos pingüins em Santa Catarina


A chegada dos pingüins sujos de óleo às praias de Florianópolis formou uma corrente de ajuda para tentar salvá-los. Mais de 50 pessoas se cadastraram na organização não-governamental R3 Animal para se revezarem no tratamento dos bichos. A ONG atua em parceria com a Polícia Militar Ambiental no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Florestal do Rio Vermelho, na capital catarinense.

De maio a setembro, é comum aparecem cerca de 200 pingüins na Grande Florianópolis. Como desta vez eles vieram todos juntos e com o agravante de estarem debilitados pela ingestão e as penas cobertas de óleo, o reforço foi necessário.

— Nos oito anos da ONG, nunca vimos nada parecido. Tivemos que solicitar ajuda até de especialistas do Museu Oceanográfico de Rio Grande (RS) — conta a presidente da R3 Animal, Alessandra Arriada.

Enquanto eles não chegam, o jeito é reabilitar os bichos da forma que podem. Separados por grades, cada conjunto de pingüins recebe água por uma sonda para a hidratação e papinha com mistura de complementos vitamínicos, mel e minerais. Leia mais!

Nenhum comentário: