quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Crise nos EUA reduz consumo global de madeira


Em um mundo globalizado, as dificuldades dos americanos para pagar as hipotecas de suas casas estão repercutindo nas florestas em todo o mundo. O colapso no mercado imobiliário americano está levando a uma revolução no mercado de madeiras. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Comissão Econômica da ONU para a Europa, a queda na construção civil nos Estados Unidos e mesmo em algumas parte da Europa está reduzindo as exportações de madeira do Brasil e de outros países latino-americanos.

Para o Brasil, o mercado chinês e a demanda interna incentivada pelo setor imobiliário são os fatores que estão permitindo que a produção de madeira tropical continue crescendo.

Segundo os dados coletados pela FAO, 2007 registrou a maior queda em construções de casas nos Estados Unidos. Os impactos no setor de madeira foram sentidos imediatamente. "Empresas em todo o mundo fecharam suas usinas temporariamente ou reduziram horas trabalhadas", afirmou Ed Pepke, autor do relatório.

Leia mais!

Nenhum comentário: