sexta-feira, 12 de junho de 2009

Supermercados suspendem compra de frigoríficos ligados ao desmatamento da Amazônia


As três maiores redes de supermercados do País, Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar informaram hoje que suspenderam a compra de carne ou derivados provenientes dos frigoríficos denunciados por contribuírem com a devastação da Amazônia. Os varejistas foram notificados pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF), que está processando várias empresas ligadas à pecuária ilegal na região. O anúncio também é uma resposta a denúncias feitas pela organização ambientalista Greenpeace.

São 27 fazendas e frigoríficos, como o Bertin, o Bracol e o Redenção, que foram rastreados pelo MPF em parceria com o Ibama. As fazendas engordam o gado em pastagens ilegais. Elas estão em áreas invadidas ou desmatadas ilegalmente. “Todas as empresas que participam da cadeia econômica da devastação devem pagar pelos danos ambientais”, diz o procurador Daniel César Avelino.

Estima-se que a pecuária irregular seja a maior causa da devastação na Amazônia. Em reportagem publicada por Época no ano passado, foram mapeados os dez maiores frigoríficos da Amazônia e foi mostrado como eles estão na área de influência dos municípios campeões de desmatamento. Também revelamos se as empresas têm algum controle de seus fornecedores.

Ainda é muito pouco, mas foi dado mais passo para conter este apetite voraz por carne que está destruindo a Amazônia.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: