sexta-feira, 5 de junho de 2009

De quanto espaço você realmente precisa?


Quando foi a última vez que você se perguntou quanto espaço você realmente precisa para se sentir confortável? 250, 500, 1000, 2000, 3000 metros quadrados. Enquanto várias pessoas são conscientes de seus estilos de vida e seus respectivos impactos no meio ambiente, algumas nunca consideram o desperdício de espaço promovido por suas residências.

Dos anos 50 até agora, as casas aumentaram de tamanho em aproximadamente 140%. Se mudar para uma casa maior se tornou popular entre muitos. Ainda mais quando o tamanho da casa representa para muitos o sucesso, para comprovar basta observar as casas dos ricos e famosos.

O problema com esta maneira de pensar é que todos aqueles metros cúbicos extras de espaço acabam resultando não só em um custo inicial maior, em mais materiais de construção e resíduos, mas também em maior consumo de energia, gás, água, mais materiais de limpeza, mais manutenção e outras coisas para preencher o espaço extra.

O maior nem sempre é o melhor. E é deste jeito que as coisas costumavam ser. Nos últimos anos porém, uma nova tendência, que reflete o colapso das residências, o aumento do custo da energia e a maior concientização ambiental, está crescendo. As pessoas não mais sonham com casas maiores e melhores, mas sim com menores e mais eficientes.

De acordo com a Associação Americana de Construtores, 60% dos compradores estão procurando diminuir os seus espaços ao invés de construir mais metros quadrados. Essa é uma grande mudança de fatores das escolhas pessoais típicas dos americanos que estão aprendendo a lição que às vezes “menos é mais”.

Designers e construtores estão também seguindo esta tendência e começando a oferecer planos menores para os compradores. E geralmente os metros quadrados a menos permitem que os compradores custeiem equipamentos como painéis solares, janelas e pisos de alta qualidade, e outros itens que tornam a casa mais eficiente.

Mas o tamanho importa realmente importa? O objetivo desta tendência é que esses espaços menores sejam utilizados ao máximo e tornem a vida mais fácil e ainda mais prazerosa. Você acha que é capaz de viver melhor em uma casa menor, ou você necessita dos metros quadrados extra? (Blog Ambiente Brasil)

Nenhum comentário: