quarta-feira, 3 de junho de 2009

Câmara deve votar esta semana a proibição de animais em circos


Está prevista para hoje, 03, a votação do substitutivo do Projeto de Lei 7.291/2006, que proíbe a utilização de animais em espetáculos de circo. A matéria deve ser analisada na Comissão de Educação e Cultura.

Cinco estados já proíbem o uso de animais em circo: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba, além de mais de sessenta cidades. Em Juiz de Fora (MG), o projeto já foi aprovado pelos vereadores e segue para sanção do prefeito.

Em Santa Catarina, o município de Joaçaba, também tramita um projeto semelhante. A Câmara Municipal da cidade questiona a proibição disponibilizando uma enquete em seu site, que pode ser acessado no endereço: http://www.cmj.sc.gov.br/index.php.

Os animais resgatados são encaminhados para entidades e associações, como o Rancho dos Gnomos, localizado em Cotia (SP). O local abriga cerca de 500 animais. Na última segunda-feira, 01, o Santuário foi procurado pelo IBAMA do Distrito Federal para encaminhamento de três leões que estão no Pará, no Circo de Miami.

Outro local que abriga animais resgatados é o Santuário do GAP em Sorocaba, também no interior de São Paulo. Amanhã o santuário deve receber o tigre Simba, que trabalhou muitos anos em circo. Ele parte de Vitória da Conquista, na Bahia. O animal apreendido estava sob os cuidados do Ibama da Bahia, mas não contava com local apropriado.

Ambiente Brasil

2 comentários:

Andréa disse...

Eu mandei um email ontem pra um montao de gente sobre isso e aquelas informacoes com os emails dos deputados, etc. Temos que lutar, somos a voz desses pobres animais!!

Obrigada por tudo o que vc faz pelos animais! Namaste-

Daniela Lima disse...

Mais do que certo e necessário!!!!!