Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Educação ambiental move 2 mil estudantes em SC
A Mostra Lutz - Escola Amiga do Ambiente chega à sua sétima edição em Garopaba, em 2008, como um dos mais importantes eventos de educação ambiental de Santa Catarina. Este ano ela terá a participação de todas as 17 escolas municipais, além de três escolas estaduais e quatro particulares, envolvendo diretamente cerca 1.980 alunos e 150 professores e funcionáros, e indiretamente cerca de 5 mil pessoas da comunidade escolar.
Uma das atividades mais legais para os estudantes é a Moeda Ecco, que faz parte da metodologia da VII Mostra Professor José Lutzenberger.
Os produtos e serviços podem ser adquiridos pelas escolas com a moeda Ecco, uma moeda solidária para circular entre as escolas e parceiros deste programa ambiental. Cada Escola recebeu um cheque de dois mil Eccos, que podem ser usados para comprar horas de consultoria ambiental e realização de oficinas como: montagem de aquecedor solar, criação de horta mandala; alimentação saudável; plantas medicinais e confecção de moveis com pets.
As escolas podem trocar a moeda Ecco também por oficinas de apicultura orgânica; aproveitamento de óleo para fazer sabão; confecção de sacolas ecológicas com aproveitamento de retalhos, bem como visitas a uma propriedade familiar de agricultura orgânica; visitas ao orquidário do município e ao próprio Projeto Ambiental Gaia Village.
Além destes serviços, doados pelos parceiros da Mostra Lutz, as Escolas poderão adquirir DVD´s, posters, livros (sobre a temática ambiental) e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
"A Mostra Lutz, além de sensibilizar ambientalmente, através do estímulo à mudança de hábitos individuais em prol do coletivo, tem propiciado também o desenvolvimento de valores solidários entre toda comunidade escolar e garopabense, que através das doações ao empório transformam-se em agentes ativos e parceiros de todo processo", diz a bióloga Sandra Antunes Severo, coordenadora da área de Educação Ambiental do Gaia Village.
Fonte: DC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário