Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
terça-feira, 8 de julho de 2008
Centrais Elétricas de SC instalam dispositivo contra joão-de-barro
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) retirou cerca de 200 ninhos do pássaro joão-de-barro e instalou 500 afastadores no Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, entre os dias 23 de junho e 4 de julho.
A ação será extendida aos bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande e aos bairros continentais da Capital e depois aos outros municípios da Grande Florianópolis.
A medida pretende evitar o rompimento da transmissão de energia elétrica e a morte dos pássaros, já que, durante a construção do ninho, o joão-de-barro limpa o bico nos isoladores instalados nas cruzetas dos postes e provoca curtos-circuitos.
Os afastadores são pequenos dispositivos de fibra de vidro que medem 30 centímetros, dificultam a construção de ninhos junto aos isoladores e, conseqüentemente, reduzem o número de desligamentos de energia elétrica.
O Chefe da Agência Regional Florianópolis da Celesc Distribuição, engenheiro Gilberto dos Passos Aguiar, explica que os empregados da Celesc instalarão os dispositivos sob a autorização dos órgãos de defesa dos animais e considerando a época em que os ninhos são abandonados pelos pássaros e não há ovos nem filhotes. Será? Depois de tanto anos, porque somente agora essa medida?
DIÁRIO.COM.BR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário