segunda-feira, 14 de julho de 2008

Do que depende a nossa sobrevivência e a do planeta?


O POVOADO DOS MOINHOS ( Village of the Watermills)

No último conto do filme "SONHOS" (de Akira Kurosawa), um viajante chega a uma pequena aldeia, e conversa com um velho sábio. Choca-se com o fato de a aldeia não possuir energia elétrica. "Mas a noite é tão escura", ele observa. "Sim, a noite tem de ser assim. Por que a noite deveria ser clara como o dia? Eu não gostaria de não conseguir ver as estrelas à noite". E prossegue: "Hoje em dia, as pessoas se esquecem de que elas são só uma parte da natureza. Destroem a natureza, da qual nossa vida depende".

O filme trata também das tradições, e da importância de mantê-las, para a nossa própria sobrevivência e do planeta. Aborda a sabedoria dos mais velhos, e a simplicidade como forma de viver bem, em harmonia, sem destruição.

Com esse último sonho, após vermos o horror em imagens pungentes, Kurosawa nos leva de volta a um passado que também existe, ainda, em nosso inconsciente coletivo, com lições prontas a serem resgatadas hoje, e que podem evitar que os piores pesadelos de nossa civilização se tornem realidade.

Nenhum comentário: