domingo, 1 de junho de 2008

Vândalos destroem 90 novas árvores em Curitiba


Mudas fazem parte de plano de revitalização da arborização. Cada uma custa ao município, da produção ao plantio, R$ 24,78

Noventa novas árvores foram destruídas por vândalos nos últimos dois meses, no bairro Bacacheri, em Curitiba. As plantas faziam parte das 300 mudas de árvores plantadas pela prefeitura desde março, quando começou a revitalização da arborização pública da cidade.

As mudas deverão ser repostas. Para o diretor de Produção Vegetal da prefeitura, Edélcio Marques dos Reis, as árvores são patrimônio público. "O custo acaba sendo pago pela própria população, que ainda perde em qualidade de vida", diz ele.

Cada muda custa ao município, da produção ao plantio, R$ 24,78. A maioria das árvores depredadas é atacada por vândalos logo após o plantio, quando ainda está na fase de adaptação. Os ataques ocorrem geralmente à noite. Os vândalos quebram os galhos e troncos.

Nas ruas do bairro Bacacheri foram contadas e diagnosticadas 7.690 árvores. Cerca de 20% delas precisam ser removidas. Os principais problemas encontrados nas árvores foram infestação de pragas e doenças como erva-de-passarinho. Também foram verificados problemas de junção da copa na rede elétrica e na sinalização de trânsito, que estão sendo corrigidos com a poda de 4.900 árvores.

Água Verde, Centro e Vila Izabel serão as próximas a ganhar nova arborização viária. Junto com o Bacacheri, serão plantadas um total de 8.500 novas árvores. As espécies definidas são, na maioria, nativas, mais adequadas ao ambiente urbano e mais resistentes a pragas. Portal G1.

Nenhum comentário: