sexta-feira, 20 de junho de 2008

Oito coisas que você pode fazer pelo clima


A Comissão Popular de Acompanhamento Parlamentar (CPA) divulgou oito coisas importantes para fazer pelo clima. A CPA alerta que evitar uma tragédia com o clima é dever de todos os países, todos os governos, todas as pessoas. Veja o que cada um pode fazer:

1 - Ajude a pressionar o governo. O Brasil é o quarto ou o sexto (dependendo da estatística) maior emissor de gases de efeito estufa e quase 70% de suas emissões estão relacionadas com queimadas e desmatamentos.
2 - Ajude a circular pela internet matérias, opiniões e manifestos sobre o tema. Converse com os amigos e familiares.
3 - Plante árvores. Elas absorvem carbono.
4 - Troque o automóvel pela bicicleta, uma vez por semana. Se for difícil para você, uma vez de 15 em 15 dias, ou de mês em mês.
5 - Economize energia elétrica. Isso é fundamental nos países que operam usinas elétricas à carvão ou óleo combustível. A base energética do Brasil é hidrelétrica, mas o aumento da demanda pode levar a construção de novas termoelétricas. E economizar energia elétrica é sempre bom para o seu bolso!
6 - Diminua seu consumo de carne. A pecuária contribui direta e indiretamente para o efeito estufa.
7 - Interesse-se pelo lixo em seu município. Se ele ainda usa vasadouro (lixão) ou um aterro que não elimine ou reutilize o gás metano, proteste e pressione a prefeitura local.
8 - Não vote em políticos de partidos que sejam contrários ao estabelecimento de metas de redução de emissões ou abriguem representantes dos setores da pecuária, dos madeireiros e dos ruralistas que desmatam e queimam a Amazônia.

Nenhum comentário: