segunda-feira, 27 de julho de 2009

Orgânicos são consumidos por 9% da população brasileira


Os números da agricultura orgânica no Brasil chamaram a atenção da organização da Agrifam 2009, que neste ano trará uma certificadora do segmento, além de um seminário sobre Agroecologia. Segundo uma pesquisa recente da consultoria GFK, produtos orgânicos estão em alta no país: embora 70% de sua produção seja exportada, eles chegam à mesa de 9% da população brasileira, ou seja, cerca de 18 milhões de pessoas, e já respondem por 1% do faturamento total dos supermercados - cerca de R$ 1,585 bilhão.

Em maio deste ano, medida tomada em conjunto pelos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia, definiu a padronização dos selos para as diversas certificadoras do País. Até agora não havia um padrão nacional, mas com a nova regra o agricultor terá diretrizes para melhorar sua produtividade e a qualidade dos alimentos, o que deve impulsionar os orgânicos.

Uma pesquisa interna da certificadora de orgânicos EcoCert Brasil, que participa da Agrifam 2009, mostra que o mercado tem crescido cerca de 30% ao ano. Para Alexandre Schuch, diretor de marketing da empresa, a demanda por certificação tende a aumentar. “O consumo de produtos orgânicos demonstra o grande potencial do mercado”, ressalta.

O seminário sobre Agroecologia, que acontece durante a Feira, no dia 31 de julho, se relaciona, entre outros temas, à produção orgânica, e irá esclarecer todo o processo de cultivo e produção no segmento. Segundo Marcos Macedo, responsável pela organização do seminário, todas as etapas produtivas serão abordadas. “Um produto orgânico é muito mais que um alimento sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais”, observa Macedo, que também é produtor do ramo.

(Fetaesp)

Um comentário:

Biosfera disse...

Em geral, as pessoa têm dúvidas do que realmente são alimentos orgânicos.

Estamos seguindo o seu blog.