Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Lixo Inglês encontrado em portos Brasileiros – De quem é a culpa?
O Ibama aplicou na segunda-feira (20) uma multa de R$ 233 mil para a importadora Bes Assessoria e Comércio Exterior e a multinacional Mediterranean Shipping Company (MSC) em punição pelo desembarque de 25 contêineres com 680 toneladas de lixo proveniente da Inglaterra encontrados no Porto de Santos na semana passada. Na sexta-feira, a empresa Alfatech recorreu à multa de R$ 408 mil que recebeu do Ibama por causa dos 48 contêineres com lixo descobertos no Rio Grande do Sul no final de junho.
Entre os resíduos recebidos encontravam-se seringas, camisinhas e sacos utilizados para armazenar sangue. As investigações para descobrir como os contêiners recheados de lixo inglês vieram parar nos portos Brasileiros ainda estão em andamento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, nem o governo britânico ou o Secretariado da Convenção de Basileia procuraram o País oficialmente para tratar do assunto. Ambos os países, Brasil e Reino Unido, são signatários da convenção que em 1993 proibiu o transporte internacional de lixo, e até onde se sabe os tribunais ingleses sempre levaram muito a sério qualquer tipo de violação referente à resíduos perigosos .
Para tomar as providências diplomáticas, o Itamaraty aguarda que o Ibama conclua um laudo sobre os 89 contêineres com o lixo inglês que permanecem no País.
Lamentável!!!
Lei mais aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário