Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Orgânicos cada vez mais presentes na mesa brasileira
Movido pelo alto potencial de crescimento de mercado no Brasil, o segmento de alimentos orgânicos se profissionaliza e começa a atrair investimentos de grandes empresas estrangeiras para atender à demanda de público interno e das redes de varejo.
Uma pesquisa recente da consultoria GFK indica que os produtos orgânicos hoje chegam à mesa de 9% da população brasileira e que esses produtos já respondem por 1% do faturamento total dos supermercados - cerca de R$ 1,585 bilhão. Em 2008 a rede Pão de Açúcar teve um crescimento anual de 40% na venda de produtos orgânicos, que ocupam cada vez mais espaço nas gôndolas.
Por enquanto, mais de 70% da produção brasileira ainda é destinada ao mercado internacional, mas a consolidação de marcas com produtos orgânicos industrializados (e não apenas in natura) e comercializados em expansivo número de pontos de venda começa a mudar este panorama. Um exemplo disso é a Samurai Organic Foods.
Desde 2004 a empresa vem dobrando de tamanho a cada ano, impulsionada pela inovadora proposta de industrializar no Brasil produtos à base de soja orgânica. Inseridos no contexto de reeducação alimentar, itens como tofu, hamburguers vegetais e patês de tofu passam a substituir respectivamente o queijo, os hamburguers tradicionais e a maionese - alternativas que alcançaram sucesso comercial nas grandes redes de varejo do sul e sudeste.
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