quinta-feira, 8 de maio de 2008

Polícia ambiental solta jacarés na Estação de Carijós, no Norte de Florianópolis (SC)


Animais haviam saído de seus habitats e foram capturados na Capital e Palhoça

A Polícia Militar Ambiental soltou, nesta quinta-feira, três jacarés-de-papo-amarelo na Estação Ecológica de Carijós, em Jurerê, no Norte de Florianópolis. Os animais haviam saído de seus habitats com as cheias de riachos, depois das fortes chuvas que atingiram Florianópolis no último mês.

Um deles havia sido capturado em Jurerê e outro em Santo Antônio de Lisboa, também no Norte da Ilha, há cerca de 15 dias. O terceiro foi encontrado em Palhoça, na Grande Florianópolis, há cerca de 40 dias, ferido por um anzol. Eles estavam em lugares residenciais próximos a mangues e acabaram assuntando os moradores.

Os três foram alimentados e tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Polícia Ambiental, no Rio Vermelho.

O jacaré-de-papo-amarelo é nativo da Mata Atlântica. Na Ilha de Santa Catarina, vive principalmente nos mangues. Com o crescimento de Florianópolis, o homem está se aproximando do habitat do animal.

Segundo a Polícia Ambiental, a população não precisa ter medo dos jacarés.

— Nunca houve nenhum tipo de ataque de jacaré-de-papo-amarelo contra as pessoas. Sempre convivemos em absoluta paz — diz o policial Marcelo Duarte.

Assim como no Norte da Ilha, as pessoas que moram em bairros próximos a mangues têm a chance de cruzar com os animais.

— Nesses locais já existe essa espécie. Não é porque a pessoa passa do lado do mangue e vê o jacaré que nós vamos ter que tirar o jacaré do mangue. Ele mora lá esses anos todos e vai permanecer lá — afirma Marcelo.

RBS TV

Nenhum comentário: