Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Orgânicos e nutritivos
A pesquisadora Elaine de Azevedo, colunista do Portal Nutrição, compilou uma relação de estudos científicos que indicam os benefícios nutricionais dos alimentos orgânicos.
Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de pesticidas. Não poluem os rios nem contaminam as águas subterrânea. As propriedades também respeitam a legislação ambiental sobre a preservação de florestas. Se isso tudo não bastasse, esses estudos indicam que têm mais nutrientes do que os produtos convencionais.
Um estudo de 10 anos comparando tomates orgânicos versus convencionais sugere que os orgânicos têm quase o dobro de antioxidantes chamados flavonóides que protegem o coração. Outra pesquisa, feita com framboesas, morangos e milho de origem orgânica, revelou um acréscimo de 20 a 58% de flavonóides nesses alimentos. Em março de 2007, três projetos de pesquisa europeus revelaram que tomates, pêssegos e maçãs processadas orgânicos têm melhor valor nutricional que os convencionais.
Ninguém sabe ao certo porque os orgânicos apresentam maior teor de nutrientes. Alguns pesquisadores desconfiam que a forma de cultivo, com menos aditivos químicos e maior respeito à vegetação nativa, acaba preservando os microorganismos e minerais que compõe o solo. E eles facilitariam a absorção dos nutrientes pelas plantas.
Fonte: Portal Nutrição
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário