Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Diretor do Greenpeace diz que SC assassinou legislação ambiental
Fabrício Ângelo, da EnvolverdeA plenária que debateu as tentativas de alterações no Código Florestal Brasileiro, durante o I Congresso da Abema, mesmo sem contar com a presença da senadora Kátia Abreu (DEM), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que desistiu na última hora, teve ares de batalha. Sérgio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace, questionou a intenção de estados e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em alterar a competência do licenciamento ambiental. “Os estados tem um papel a cumprir, mas algumas coisas, como o licenciamento e fiscalização correm o risco de se tornarem moedas de troca política”, disse.
Segundo Leitão, muitos dos que propõe essas mudanças tem a intenção de fragilizar a atual legislação, abrindo espaço para mais degradação. “A bancada ruralista, principal interessada nessas alterações, representa um setor da economia que mais recebe subsídios do governo, e não é pouco, então para eles quanto mais, melhor!”, lamentou.
O dirigente da ONG aproveitou o momento para criticar o governo de Santa Catarina, acusando-o de ter “assassinado” sua legislação ambiental. “Se Santa Catarina fez isso, imagine os estados menos articulados com a preservação”, acusando o estado sulino de ter já ter destruído quase tudo o que tinha e de querer acabar de vez com o que sobrou.
Continue lendo no Portal Terra!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário