quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nova Iorque quer se tornar mais "verde"


Há anos, engenheiros civis, urbanistas e ambientalistas argumentam que as pontes e estradas norte-americanas deveriam ser reconstruídas e que as cidades dos EUA precisam ser sustentáveis e mais eficientes em termos de energia.

Graças ao plano do presidente Barack Obama de investir centenas de bilhões de dólares para reaquecer a economia, estas pessoas estão sendo mais ouvidas. A infraestrutura tornou-se uma questão importante quando se trata de projetos públicos para estimular o crescimento.

Tudo isto torna oportuna a exposição "Growing and Greening New York", que está no Museu da Cidade de Nova Iorque até o dia 22 de abril. A exposição utiliza o programa "PlaNYC: A Greener, Greater New York" (Uma Nova Iorque mais verde e maior), criado em 2007 pelo prefeito Michael Bloomberg, como um ponto de partida para explorar formas de melhorar a rede de transporte da cidade, expandir suas áreas abertas e reduzir as emissões de carbono.

A exposição, em grande parte financiada pela Fundação Rockefeller, é menos uma agenda política e mais um apanhado de medidas que podem melhorar a vida na cidade se os nova-iorquinos fizerem sua parte na preservação do meio ambiente -- e as autoridades adotarem algumas destas medidas. Se os moradores de Nova Iorque utilizassem 5% a menos de água por dia, a cidade poderia poupar 240 milhões de litros de água diariamente. ON.

Nenhum comentário: