quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Animais, Seres Sencientes"


DOCUMENTÁRIO INÉDITO

De acordo com recentes pesquisas científicas, os animais são seres sencientes, ou seja, eles têm capacidade emocional para sentir dor, medo, prazer, alegria e estresse, além de terem memória e, até mesmo, saudades. E para gerar uma reflexão sobre o tema, a TV Cultura leva ao ar, na Semana Mundial de Proteção aos Animais, o documentário "Animais, Seres Sencientes" (Brasil, 2008, 52"). O filme será apresentado nesta quinta-feira (9/10), às 23h10, na faixa Especial Cultura.

Produzido pela WSPA (World Society for the Protection of Animals), o vídeo tem como objetivo mostrar ao público o conceito de senciência animal, que se aplica a todos os animais vertebrados - mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. A senciência é a capacidade emocional dos animais; é a percepção de sentimentos como agonia,
temor, etc.

Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo. Eles comentam, de maneira clara e didática, sobre os animais de companhia, de produção, selvagens, de entretenimento, etc. "Animais, Seres Sencientes" é o primeiro documentário sobre o tema no país. Além disso, grande parte de seu conteúdo se refere à relação homem-animal.

2 comentários:

Unknown disse...

Até os peixes pequenos são sencientes?

ECO-CONSCIÊNCIA disse...

Sim, até mesmo o menor dos peixes é senciente, pois possui sistema nervoso central.

http://mundo-marinho.mundoentrepatas.com/sistema-nervoso.htm

Namastê __/|\__