quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Produtos da floresta ajudam a manter a mata em pé, saiba porquê:


Conheça sete produtos importantes da Amazônia.
Descubra como frutos, óleos e seivas estão presentes no seu dia-a-dia.

erar renda para as populações que vivem na Amazônia sem a necessidade de derrubar a mata. Essa é a aposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao estimular a coleta dos chamados “produtos da floresta”: óleos, frutas e seivas cada vez mais usados pela indústria e retirados de forma sustentável da natureza.

No início deste mês, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um preço mínimo para quatro desses produtos: borracha, açaí, castanha de babaçu e pequi. Isso significa que, se as populações locais não conseguirem vendê-los acima do valor fixado, o governo cobre a diferença. A expectativa é de que, em breve, mais seis produtos entrem na lista: castanha-do-Brasil, andiroba, copaíba, buriti, piaçava e carnaúba.

Para que você descubra para que servem esses vegetais – muitos deles utilizados no seu dia-a-dia – e entenda a importância deles na preservação da floresta, o Globo Amazônia selecionou os sete produtos tipicamente amazônicos da lista dos dez que terão preço mínimo fixado. Conheça cada um deles!

Nenhum comentário: