quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Moradores de condomínio da Capital denunciam excesso de alumínio na água

Moradores do condomínio Orlando Odílio Koerich, no bairro Agronômica, em Florianópolis, estão preocupados com a qualidade da água fornecida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Cinco exames laboratoriais feitos em 2007 mostraram que a quantidade de alumínio na água era até cinco vezes maior que a permitida por lei. Quando ingerida em excesso, a substância pode provocar câncer.

Os testes foram feitos depois que a empresa construtora do condomínio enviou, dia 30 de janeiro de 2007, uma carta ao síndico informando que a tubulação de cobre do edifício estava sendo corroída pela água e os canos poderiam até ser perfurados.

— Achei estranho a empresa mandar um laudo dizendo que a água estava prejudicando os canos. Pensei: 'se está prejudicando os canos, imagina o ser humano' — disse o síndico Paulo Roberto Machado.

Junto com outros moradores, o síndico providenciou a análise da água em dois laboratórios. Três testes foram feitos na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e dois no Laboratório Hidroclínica.

Nos laudos, emitidos entre 12 de março e 23 julho de 2007, a água apresentou até 1 mg de alumínio por litro. O índice máximo permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 0,2 mg por litro, cinco vezes inferior ao encontrado.

Fonte: DC.

Acredito não ser novidade pra muita gente que a qualidade da água da Casan é no mínimo questionável. Quem duvidar, que manda analisar.

Nenhum comentário: