sexta-feira, 30 de abril de 2010

AÇÚCAR: docinho ou 'amargo' ?



No dia 20/04, foi ao ar no Jornal Nacional, uma breve reportagem alertando sobre a quantidade de açúcar adicionada aos alimentos industrializados, e as últimas 'descobertas' - já sabidas - das alterações orgânicas após sua ingestão em grande quantidade - principalmente - como presenciamos atualmente.

Este estudo liga, pela primeira vez, o excesso de açúcar ao aumento dos níveis de colesterol, gerando problemas cardiovasculares.

E se você esta pensando que o problema esta apenas naquele açúcar branquinho que chega a doer a vista de tanto que brilha, e vai sair correndo para a próxima loja de produtos 'naturais' para comprar suas reservas de docinhos - 'naturais' -, mero engano. Pois como já explica Sonia Hirsh em seu livro 'Sem açúcar, Com afeto' - "não importa se é açúcar orgânico, mascavo ou mel (menos piores do que os refinados sem duvida, mas...) o problema é a super concentração de açúcar; que quando ingerido, vai depressa demais para a corrente sanguínea, queimando todas as etapas da digestão, fazendo subir o nível da glicose no sangue, aí o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai lá e abaixa o nível, aí da vontade de comer mais açúcar. Sobe o nível e o pâncreas solta insulina, abaixa o nível… E assim por diante, até chegar uma hora que o pâncreas não entende mais nada."

E se acha que esta livre de problemas, pois optou por adoçantes artificiais, nao se iluda - se informe! Ate mesmo o Xarope de Agave, vendido em milhares de lojas de produtos 'naturais' nos Estados Unidos, e há pouco introduzido nas prateleiras de nossas lojas 'naturais', também já foi desmascarado em estudos recentes realizados por médicos conceituados nos Estados Unidos (estarei postando em breve).

Ah, e não se esqueça - o AÇÚCAR - cristal, refinado, orgânico, liquido, confeiteiro, de beterraba, etc., ou xaropes simples, invertido, disso ou daquilo - são adicionados também a pães (mesmos os salgados), a enlatados, molhos e assim por diante. Logo, estão escondidos em 'alimentos' diversos (no mundo dos industrializados) - uma enxurrada de açúcar em 'nosso' organismo dia após dia.

Para refletir: Qualquer alimento - antes equilibrado - após passar pelas mãos do Homem, é melhor começar a desconfiar. Pois pegamos esse alimento, e 'destruímos' todos seus benefícios - ou equilíbrio - uma vez existente, através do refinamento químico, ou processamento um tanto 'bombástico'.

Por isso, nos voltemos MAIS UMA VEZ para os produtos retirados diretamente da Mãe Terra e docinhos por si só - as frutas!!! Mas calma, eu sei, gostamos de criar e misturar e enfeitar, e quem disse que isso não é possível?? Podemos fazer tudo isso sem utilização dos processados, refinados, super refinados e químicos.

Um brinde a vida e Saúde!

http://misturaviva.blogspot.com/2010/04/acucar-docinho-ou-amargo.html

Nenhum comentário: