sábado, 26 de setembro de 2009

ECOPSICOLOGIA - Espiritualidade e Meio Ambiente



por Marco Aurélio Bilibio - Psicólogo e Teósofo.

“A raiz da crise ambiental está na dimensão psicológica e espiritual”.

“crescimento sem limites vem moldando todo nosso cenário civilizatório, e gerado uma crise que é multidimensional, é uma crise política, é uma crise econômica, porque o modelo econômico não consegue resolver a questão da sobrevivência... mas é também uma crise psicológica, é uma crise existencial, é uma crise espiritual”.

“Até onde a psicologia tem ajudado ou atrapalhado na relação do ser humano com o planeta?”

Os conteúdos do inconsciente ecológico representam em algum grau e em algum nível de mentalidade, o registro vivo da evolução cósmica. “Voltando atrás as mais distantes condições da história e no tempo nos quais o ser humano se desenvolveu”.

“O centro da mente humana é o inconsciente ecológico”.

Para ecopsicologia – “a repressão do inconsciente ecológico é a raiz mais profunda da loucura coletiva como se poderia chamar a relação do ser humano com o seu ambiente natural”.

“O EGO ecológico amadurece na direção de um censo de responsabilidade ética para com o planeta que é vivamente experenciado como nossa responsabilidade ética para com outros povos e outros seres”.

“Entre os projetos terapêuticos mais importantes da ecopsicologia, está à reavaliação da compulsividade masculina que permeia nossa estrutura de poder político, e o qual impulsiona a dominar a natureza como se ela fosse alienada de nós em um campo sem direito”.

“O que quer que contribua para formas sociais de pequena escala e fortalecimento das instâncias pessoais de decisão, estão de acordo com a ecopsicologia”.



“Esse questionamento não significa rejeitar o gênio tecnológico da nossa espécie, principalmente as medidas que aprimoram a vida que o poder industrial tem trazido... isso tudo não deve refletir uma reflexão anti-industrial, porque evidentemente ela está se referindo ao EGO urbano de uma sociedade industrial”.

"A repressão de nosso 'inconsciente ecológico', é a causa mais profunda da insanidade coletiva que assola a sociedade industrial."

“A ecopsicologia sustenta que exista uma interação sinérgica entre o bem estar planetário e o bem estar pessoal. As necessidades do planeta são as necessidades das pessoas. E os direitos das pessoas são os direitos do planeta”.

“Estudos contemporâneos concluem que a complexidade da natureza, nos mostram que a vida e a mente emergem de uma história evolucionária de sistemas naturais que culminam numa sequência de sistemas físicos e biológicos, mentais e culturais que nós chamamos de universo”.

(Trechos extraídos deste vídeo)

Extraído do livro “Ecopsicologia, Restaurando a Terra e Curando a Mente” – Theodore Roszak.

Nenhum comentário: