domingo, 17 de maio de 2009

Você ficaria um dia por semana sem comer carne?

Ghent, uma charmosa cidade medieval na Belgica, passará a ser vegetariana todas as quintas, à partir do dia 14 de maio. “Donderdag–Veggie Dag” que significa em português “Quinta – O dia Vegetariano”, implica que em todas as quintas todos os restaurantes terão que ter um prato vegetariano no cardápio e as escolas terão refeições sem carne.


O conselho da cidade introduziu esse programa para combater a obesidade e a emissão de gases estufa. “É bom para o clima e para a saúde” afirmou um dos integrantes do conselho. “O dia sem carne não é obrigatório, é apenas uma forma de incentivar a alimentação saudável”.

O conselho da cidade teve apoio da Associação Ética Vegetariana de Flanders, para introduzir esse experimento. De acordo com dados da ONU, a produção e consumo de carne são responsáveis por 18% das emissões globais de gases estufa, esse valor supera as emissões dos carros.
A associação vegetariana afirma que “se todos em Flanders deixarem de comer carne um dia por semana, nós evitaremos a mesma quantidade de CO2 em um ano equivalente a retirada de 500.000 carros das ruas”. Todos os políticos se comprometeram em não comer carne nas quintas e todos estão convidados à se juntar.

O lançamento da quinta-feira vegetariana será uma grande festa, onde locais serão convidados a assinar uma declaração de que não comerão carne ou peixe nas quintas e em troca receberão uma sacola com brindes. Além disso, serão distribuídos sem nenhum custo, petiscos vegetarianos, vinho produzido por agricultores locais, livretos de receitas vegetarianas e cerca de 90.000 mapas, que ajudarão as pessoas a encontrar estabelecimentos e restaurantes vegetarianos. Haverá simultaneamente uma grande feira de vegetais no local.

Ambiente Brasil.

2 comentários:

Raquel Alves Araujo disse...

nossa...
eu sabia que o consumo de carne era prejudicial para o meio ambiente mas não sabia que ra tanto assim!!
apenas um dia por semana equivaler em um ano a retirada de 500.000 carros nas ruas!!É um númoero muito grande!!
De onde será que vem os dados para essa conta??

Bom..de qualquer forma essa prática poderia ser adotada aqui também...com certeza, além do clima, a amazônia agradeceria!

Parabéns pelo post!!!

Raquel
http://teiaonline.blogspot.com

Viver Sustentável disse...

medida fantástica, muito mais efetiva do que fazer xixi no banho, por exemplo (ainda não me conformo com essa campanha ridícula, perdão)

os belgas estão de parabéns.

belo post!

abraços