segunda-feira, 4 de maio de 2009

Caminho Histórico em Perigo: Ratones / Costa da Lagoa (Florianópolis, SC)


Caros irmãos, é com um sopro no coração que creditamos aos últimos suspiros, a Com-Ciência, em salvar do bueiro este santuário que agoniza em meio ao shopping político econômico da ilha, onde a sociedade miserável e iludida aceita as poucas esmolas do cotidiano como única razão.( A trilha ecológica tombada, e ainda sem placa sinalizadora) Caminho Ratones/ Costa da Lagoa, além de ter sido tombado em 2 de janeiro 2002, representa hoje um dos caminhos públicos para a prática de ecoturismo e de educação ambiental mais utilizados da ilha, sendo o percurso mais curto entre as duas maiores bacias hidrográficas e econômicas da ilha , a do Rio Ratones um dos maiores pólos turísticos do MERCOSUL, e da Lagoa da Conceição a maior concentração jovem universitária e ambientalista.
Estas duas regiões com o turismo mais desenvolvido da capital são unidas por uma frágil e encantada floresta que une os sertões da ainda rural vila do Canto do Moreira ao centro da bucólica e porção mais doce da Lagoa , a vila da Costa.O seu valor histórico transcende épocas imemoriáveis por se constituir a comunhão natural mais sutil e mágica entre os sertões do maior rio e as porções doces da maior Lagoa. Todo este conto de fadas esta prestes a sucumbir em audiência decisiva que julga o mérito de sua transformação em estrada no dia 18 de maio,e o que é pior, a reversão de um bem público tombado .
Como poucos cidadãos podem arrancar o direito de toda sociedade presente e futura em usufruir de um bem ambiental tombado para ser ecologicamente equilibrado e cuidado sendo um bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida? Felizes aqueles que constroem a Paz com Justiça , e a Justiça com Amor...JC Grande mãe natureza ajude-nos a dar o melhor de nos à vida, e deixar a terra um pouco mais bela por termos vivido nela.Apenas rogo que compartilhem com todos que conhecem a trilha e aos que um dia possam perceber seu encanto, que divulguem , espalhem em suas listas, falem a todos, para que não passemos um dia por ignorantes e inanimados diante de nossos sonhos e filhos, e sustentemos nossos paraísos aqui na vida real. Façamos alguma coisa!!!!!

ACP 023 063 829 24-2 (número do processo no Ministério Público)

Assine o abaixo-assinado online clicando aqui!

ÇaraKura
Florianópolis - SC

4 comentários:

Daniela Lima disse...

heii...LHS, poe tudo abaixo...e a ilha, vai sucumbir a isso, pq vende, poderiam fazer um manejo legal, outras formas de aproveitar melhor, massssss...

Flora Neves disse...

Tens todo meu apoio para organizarmos um abaixo-assinado, sei lá!!! Isso não pode ocontecer! Chega de tanta ganância!
È o fim querer cortar a ilha ao meio agora, ninguém merece! Só o que faltava! E em um patrimonio tombado ainda! Onde vamos parar???
QUe cada um de nós se pregunte isso! E pense no que pode fazer para ajudar a reverter e a barrar esse caos!!!!
Bóra se organizar!
Flora(*_*)

ECO-CONSCIÊNCIA disse...

Valeu Flora, boa idéia, vou sugerir ao pessoal para organizar uma abaixo-assinado e te aviso.

Namaskar!

Cesáurio disse...

Olá! Dá uma olhada neste meu projeto: http://www.cesariosimoes.th.com.br/Costa/ProjetoCosta1.htm