sábado, 6 de dezembro de 2008

Neste domingo, tem passeata pelos Direitos Animais em SP


Neste domingo, ao meio-dia, toda a população está sendo convidada a participar de uma passeata que percorrerá a Avenida Paulista. O ato marca mais um Dia Internacional dos Direitos Animais e, este ano, chama atenção para o tema “lugar de animal não é no circo!”.

Pelo terceiro ano seguido, quem organiza o evento são os grupos Holocausto Animal e VEDDAS – dois fortes militantes na defesa dos direitos animais. A passeata brasileira abre as celebrações mundiais dessa data - oficialmente dia 10 de dezembro (quarta-feira).

“Antecipamos o evento para estimular maior número de participantes, já que a passeata e o apoio à causa animal não vão entrar em conflito com os compromissos profissionais da maioria”, diz Fabio Paiva, do Holocausto Animal.

O manifesto tem apoio de uma marca de cosméticos que não testa seus produtos em animais – a Surya - e da Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que atua com animais que já trabalharam em circos. Vai expor uma autêntica carreta circense, só que, no lugar dos animais, “pessoas enjauladas representam a crueldade a que os bichos são expostos”, conforme Paiva.

Empresas e Mudanças Climáticas

A revista Época criou o Prêmio Época Mudanças Climáticas. Vinte empresas serão homenageadas como Empresa Líder em Políticas Climáticas em coquetel, na sede da Editora Globo em São Paulo (SP), nesta segunda-feira às 19h30. Além da homenagem, duas empresas serão premiadas durante o evento - a que tem o melhor inventário de emissões como a Melhor Gestão e a que possui o melhor plano de redução nas emissões como Melhor Estratégia.

O objetivo da ação é revelar quais são as empresas do Brasil já têm alguma política para a questão das mudanças climáticas e destacá-las como as líderes neste posicionamento no País. Diversas foram convidadas a responder um questionário on-line sobre sua posição em relação às mudanças climáticas e também para contarem como fazem o inventário de emissões de gases de efeito estufa - seguindo a metodologia internacional GHG Protocol - e se têm metas de redução dessas emissões.

Elba e a Água

O projeto "Água: Fonte de alimento e renda - Alternativa sustentável para o semi-árido" vai ganhar uma madrinha ilustre. A cantora Elba Ramalho grava nesta sexta-feira um vídeo institucional, formalizando a cessão de sua imagem para a divulgação das atividades, que envolvem cerca de 80 famílias da comunidade de Uruçu, no Município de São João do Cariri (PB).

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, o projeto consiste na aplicação de técnicas de dessalinização de águas salobras e salinas do subsolo para gerar água potável. O rejeito dessa dessalinização, por sua vez, é utilizado na criação de tilápias, na produção de alimentos hidropônicos e no cultivo da microalga Spirulina, base para a fabricação de medicamentos.

Ambiente Brasil.

Nenhum comentário: