quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dieta Vegetariana e suas vantagens


Posição da Associação Americana de Nutrição e da Associação Nutricionistas do Canadá Sobre Dietas Vegetarianas

A posição da Associação Americana de Nutrição e da associação Nutricionistas do Canadá é que dietas vegetarianas devidamente planejadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas e fornecem benefícios de saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças.
(…)
Dietas veganas e outros tipos de dietas vegetarianas bem planeadas são apropriadas para todas as fases da vida incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância e adolescência. As dietas vegetarianas apresentam diversos benefícios nutricionais incluindo níveis inferiores de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como níveis superiores de hidratos de carbono, fibra, magnésio, potássio, folatos, antioxidantes (tais como a vitamina C e a vitamina E) e fitoquímicos. Tem-se relatado que os vegetarianos apresentam menores índices de massa corporal do que os omnívoros, bem como taxas inferiores de morte por doença isquémica cardíaca, níveis inferiores de colesterol no sangue, pressão arterial inferior e menores taxas de hipertensão arterial, de diabetes do tipo 2 e de cancro da próstata e do cólon.

Efeitos de Dietas Veganas na Saúde

Craig WJ. Jornal Americano de Medicina Clínica. 11 de Março de 2009.

Recentemente, as dietas vegetarianas têm aumentado de popularidade. Uma dieta vegetariana está associada a muitos benefícios de saúde por incluir mais fibra, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio e magnésio, muitos fitoquímicos, bem como gordura menos saturada. Comparativamente com outras dietas vegetarianas, as dietas veganas tendem a conter menos gordura saturada e colesterol, e mais fibra alimentar. Os veganos tendem a ser mais magros, ter menores níveis de colesterol no soro e menor pressão arterial, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Dietas Vegetarianas: Quais São As Vantagens?

Leitzmann C. (Instituto de Ciências da Nutrição), Fórum de Nutrição. 2005; (57):147-56.

Um conjunto crescente de estudos científicos indicam que as dietas estritamente vegetarianas oferecem vantagens distintas quando comparadas com dietas que contêm carne e outros alimentos de origem animal. Os benefícios resultam da ingestão inferior de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, carotenóides e outros fitoquímicos.
(…)
Dietas vegetarianas equilibradas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo para crianças, adolescentes, mulheres grávidas e em aleitamento, idosos e atletas de competição. Na maioria dos casos, as dietas vegetarianas são benéficas na prevenção e no tratamento de determinadas doenças, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, cancro, osteoporose, doenças renais e demência, bem como diverticulose, cálculos renais e artrite reumatóide.

A menos que exista indicação em contrário, os artigos da secção de saúde são da autoria de Jack Norris, nutricionista. Original em VeganHealth.org. © 2003–2009 Vegan Outreach e Jack Norris. Tradução e adaptação: Associação Pelos Animais.

2 comentários:

Carmem L Vilanova disse...

Muito boa esta postagem... é preciso que as pessoas entendam que não há nenhuma falta na alimentação dos vegetarianos e que somos sim, mais saudáveis ou pelo menos, muito menos propensos às doenças da atualidade.
Adorei!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Anônimo disse...

SÓ "FUNCIONO" NA DIETA VEGANA;
SE SAIO DELA FICO MUITO MAL:
DEPRESSÃO, ANGÚSTIA, IRRITABILIDADE, MEDO...A VIDA FICA
TRISTE...
FELIZMENTE ESTOU CONSCIENTE QUE SOU
UM SER VEGANO POR NATUREZA.
"FELIZ É CRIATURA QUE SE PERMITE VIVENCIAR UMA DIETA VEGANA".
VIVA O MUNDO VEGANO: CHEIO DE PAZ, AMOR, SAÚDE E ALEGRIA!!!!!!!
Rosângela