quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vegetais brasileiros são reprovados no teste do agrotóxico, diz Anvisa


Cerca de 65% das amostras de pimentão têm excesso das substâncias. Veja dicas sobre como lavar legumes e frutas e evitar problemas.

Como saber se frutas, legumes e verduras que comemos são mesmo saudáveis? Uma pesquisa realizada com 17 produtos que usam agrotóxico no cultivo apontou que todos apresentaram alguma irregularidade.

O pimentão liderou o ranking dos produtos analisados. Em torno de 65% das amostras foram reprovadas. Em segundo lugar ficou o morango. Uva e cenoura não escaparam da lista. Todos os alimentos analisados apresentaram índices de agrotóxico muito acima do limite máximo permitido ou resíduos de produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No pimentão, dos 22 produtos usados para o cultivo do fruto, 18 NÃO são autorizados. No caso do morango, 365 das amostras apresentaram também agrotóxico não permitido.

A boa notícia da pesquisa, feita pela Anvisa com 17 produtos, é que o índice de agrotóxicos em alguns alimentos caiu em comparação com o monitoramento feito em 2007. No tomate e na alface, o índice de amostras irregulares caiu pela metade.

Segundo a nutricionista Carla do Vale, isso não significa que não podemos ingerir esses alimentos, desde que eles sejam bem lavados. Ela explica que as escovas com cerdas macias limpam melhor frutas, legumes e verduras. Depois, eles devem ser colocados de molho num litro de água com oito gotas de detergente neutro e depois lavados numa outra solução de bicarbonato de sódio e água.

Fonte: G1

É por essas e outras que devemos, cada vez mais, ingerir alimentos orgânicos. Namastê!

Nenhum comentário: