quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Yoga para crianças


Por meio da ioga, crianças estão aprendendo a reconhecer valores, se relacionar melhor com pais e colegas de escola e ainda a se concentrar durante a aula. Para elas e para nós, fica uma lição: o que não falta nessa prática são ensinamentos de como se tornar uma pessoa melhor

Quem chega ao Lar Ananda Marga é recebido com grandes sorrisos em pequenos rostos. As crianças de até 5 anos que moram na favela de Jardim Peri Alto, Zona Norte de São Paulo, passam o dia na creche, de origem indiana, enquanto as mães trabalham fora. Entre as atividades, as maiorzinhas praticam ioga.

Em uma sala cheia de cores e desenhos das próprias crianças, George, 4 anos, ocupa o centro da roda de meninos e meninas que escutam a professora Andréa Freitas contar a história de uma formiguinha que desobedeceu os pais e saiu sozinha para conhecer a floresta, mas acabou prendendo seu pezinho na neve. Enquanto a esperta e agitada formiguinha, no centro da roda, pede aos animais, à árvore e ao Sol para que a soltem da neve, os garotos representam, por meio de asanas (posturas de ioga), os outros personagens da fábula.

Esse é o enredo de uma aula de ioga para crianças: curta e lúdica. A coordenadora do Lar Ananda Marga, Didi Jaya, uma filipina que deixou tudo para trás para disseminar, no Brasil, a educação neo-humanista - que inclui o ensino de ioga no currículo -, diz que 85% de nossa personalidade é formada na infância."Se preparamos essas crianças para serem melhores cidadãos, a transformação do mundo será muito grande.

Continue lendo!

Nenhum comentário: