Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. [...]Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto." Chefe Seatle.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Como as árvores afetam o clima
As árvores tornam as nossas vidas mais agradáveis. Não só são bonitas de se contemplar como podem oferecer sombra agradável e bons esconderijos. As florestas recobrem 30% de nosso planeta e se concentram especialmente em 10 países: Estados Unidos, Canadá, Federação Russa, Brasil, China, Austrália, República Democrática do Congo, Indonésia, Peru e Índia [fonte: Programa Ambiental das Nações Unidas].
O desaparecimento das florestas está sendo registrado com maior rapidez a cada dia. Cerca de 13 milhões de hectares de floresta - uma área de tamanho equivalente ao da Grécia - desaparecem a cada ano. O desmatamento acontece devido ao crescimento populacional e às crescentes demandas da agricultura e das indústrias. Árvores são cortadas para abrir espaço para novos projetos imobiliários ou para alimentar a indústria madeireira.
Por que faz diferença que árvores sejam plantadas ou cortadas? As árvores nos fornecem madeira, combustível, alimentos, remédios, látex e outros produtos que usamos em nosso cotidiano. Também afetam o clima de nosso planeta. Sua existência - ou remoção - pode servir para fazer uma grande diferença no clima.
Clima e tempo não querem dizer a mesma coisa. O tempo é determinado por padrões de curta duração, como os divulgados nos telejornais sobre um período de poucos dias; os padrões de clima influenciam prazos mais longos, em geral na ordem dos 30 anos. E o clima do nosso planeta está se aquecendo - a temperatura média subiu de 1 a 1,5 graus nos últimos 100 anos [fonte: The Weather Channel (em inglês)]. É o que aponta também do Relatório Intergovenamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Leia mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário