quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ele é o falso vilão


Acusado de reduzir a oferta de comida no planeta, o etanol brasileiro estimula o plantio de alimentos.

Até pouco tempo atrás, o Brasil só recebia elogios por seu revolucionário programa de uso do álcool feito de cana-de-açúcar para o abastecimento de carros. Não sem motivos.
Especialistas viam o combustível verde como a salvação da lavoura num cenário de aquecimento global, de perspectiva de escassez dos combustíveis de origem fóssil e de instabilidade política nos países produtores de petróleo. Hoje, com a ajuda da tecnologia dos motores movidos a bicombustíveis, o consumo de etanol já é maior do que o de gasolina no país, algo que não ocorria desde os anos 80, no auge do Proálcool. De um mês para cá, no entanto, o jogo começou a se inverter. O etanol transformou-se no vilão do encarecimento mundial de alimentos. Isso porque, segundo seus críticos, o uso de terras férteis para produzi-lo reduz a área destinada às culturas tradicionais de grãos, como arroz e trigo. Essa suposição fez o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, classificar a produção de biocombustíveis de crime contra a humanidade, ataque reforçado por Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial. Segundo Zoellick, enquanto alguns estão preocupados em encher o tanque de seus carros, "muitos ao redor do mundo se debatem para forrar o estômago, e isso fica mais difícil a cada dia".

Leia mais aqui: Planeta Sustentável.

O custo em água


Segundo um estudo da UNESCO, para se produzir 300g de carne de porco, são necessários 1440 litros de água. Um bife de peito de frango “custa” 1770 e assim por diante. Veja na tabela abaixo alguns comparativos e tire suas próprias conclusões:

Produto Unidade Litros de Água
Açúcar 1kg 1500
Algodão 1 camiseta 2700
Café 1 xícara 140
Carne 1kg 15500
Cerveja 1 copo 75
Cevada 1kg 1300
Frango 1kg 3900
Hamburguer 1 unidade 2400
Leite 1 litro 1000
Milho 1kg 900
Ovos 1 unidade 200
Pão Uma fatia 40
Papel 1 folha A4 10
Queijo 1kg 5000
Soja 1kg 1800
Trigo 1kg 1300
Vinho Uma taça 120

Outro número interessante do estudo é o cálculo do gasto de 80 litros de água por dólar de produto industrializado. É claro que trata-se de uma média global, devido à miríade de indústrias e países onde se encontram. Enquanto nos EUA a média é de 100 litros por dólar, em países como a Austrália e o Canadá ela é 10-15 litros, enquanto na Índia, 20-25 litros.

Entretanto, é também importante notar que a agricultura é responsável pela maior parte da água consumida no mundo, superando em 10 vezes o consumo da indústria. Daí a importância de escolhas conscientes não apenas de produtos industrializados mas principalmente, dos alimentos que consumimos.

Postado originalmente em Mude o Mundo.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Conheça o site ecológico de Gisele Bündchen


O site da modelo brasileira Gisele Bündchen mudou de cara. O site agora está voltado para as causas socioambientais, "bandeira que Gisele defende aos quatro cantos do mundo", segundo a nota de lançamento da página.

Com a remodelagem do site é possível visualizar na página principal vídeos narrados pela modelo em campanhas pela preservação e ao uso consciente da água.

Confira aqui e veja como ficou o site desta ciberativista.

Chumbo mata 296 pessoas na Bahia


A cidade de Santo Amaro (também conhecida como Santo Amaro da Purificação), a 72 quilômetros de Salvador, BA, ainda sofre com a contaminação por metais pesados.

Apesar da desativação da Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) em 1993, a população continua correndo risco de contaminação por causa dos subprodutos de chumbo, cádmio, mercúrio, arsênico e zinco, que foram descartados no terreno ao largo da fábrica. As vítimas já chegam a 296 pessoas. A última morte foi registrada sábado (26/04/2008).

Fonte: Portal G1 da Globo.

Governo propõe criação de refúgio ecológico na divisa do RS com SC


Implantação está em discussão nos Campos de Cima da Serra

A comunidade dos Campos de Cima da Serra está reunida desde esta segunda-feira para discutir, em consultas públicas, a implantação de um refúgio de vida silvestre na região, também chamado de corredor ecológico. A proposta visa proteger o ambiente e assegurar condições para existência ou reprodução de espécies da flora local e da fauna residente ou migratória.

O espaço de preservação teria área de 270 mil hectares (cerca de 36 mil campos de futebol) e abrangeria terras de 14 municípios do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC). A criação do refúgio faz parte de um termo de ajustamento de conduta feito em 2004 para dar continuidade, na época, ao licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, no Rio Pelotas, entre Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS). A usina está em funcionamento total desde maio de 2006.

Leia mais aqui!

TrilhaZen (5) Ratones - Costa da Lagoa


Ratones - Florianópolis, SC - 27/04/2008

Olá pessoal, compartilho com vocês as fotos da TrilhaZen (5).

Clique aqui para visualizar o álbum!

Não deixe nada além de pegadas...
...Não tire nada além de fotos!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Boto é declarado símbolo de conservação


A WWF divulgou hoje que o boto (Inia Boliviensis), conhecido na região amazônica como boto cor-de-rosa, foi declarado pela prefeitura do Departamento de Beni (noroeste da Bolívia) como patrimônio natural.

O boto foi reconhecido pela comunidade científica como uma nova espécie endêmica para Bolívia e considerado um indicador de qualidade dos sistemas aquáticos onde vive. Para a realização de estudos científicos, ele é fundamental pois facilita medir e avaliar o impacto das ameaças ao meio ambiente, com a contaminação por hidrocarbonetos e mercúrio e a implantação de projetos de infra-estrutrura como represas e hidrovias.

– Os botos estão seriamente ameaçados e com risco de extinção em outros continentes como Ásia. Mas a América do Sul e, particularmente a Bolívia, ainda tem populações com relativo bom estado de conservação – assegurou Fernando Trujillo, diretor científico da Fundação Omacha, que liderou o primeiro censo de botos da América do Sul.

De acordo com a WWF, pesquisadores percorreram um total de 13 rios do continente, em territórios de cinco países para realizar o Censo de Botos na América do Sul, realizado durante quinze meses (2006-2007). A contagem alcançou um número total de 3.188 botos, ao longo de 3.593 km entre os rios Amazonas, Orinoco e seus respectivos afluentes, divididos entre Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia.

sábado, 26 de abril de 2008

Conheça os alimentos que podem acabar desaparecendo do planeta



Exploração descontrolada coloca em risco atum, bacalhau e outros peixes nobres.
Descaso com variedades tradicionais de plantas e animais também é ameaça.


Publicitários sem muita consciência ambiental poderiam muito bem criar placas com os dizeres "Coma antes que acabe" e distribuí-las pela seção de frutos do mar dos supermercados mundo afora. O humor negro seria justificado: peixes e assemelhados estão entre as principais fontes de alimento com risco de desaparecer da Terra, graças principalmente à coleta irresponsável.

Mas eles certamente não estão sozinhos. O perigo de sumir do mapa também ronda boa parte das variedades tradicionais de plantas e animais domésticos do mundo, bem como seus parentes mais próximos que ainda existem em estado selvagem. Há uma tendência preocupante de substituição dessa variabilidade por umas poucas raças e cultivares comerciais. Não é só o paladar, necessariamente menos diversificado, que perde com isso: as variantes tradicionais e silvestres guardam genes importantes para rusticidade, resistência a doenças e até produtividade. Seria burrice jogá-las fora -- mas é o que está acontecendo.

Leia mais aqui!

Serra da Moeda (MG): protesto em defesa do meio ambiente


Segundo a coordenação do movimento, cerca de mil pessoas fizeram um abraço simbólico na Serra da Moeda em protesto contra uma mineradora. Empresa quer explorar o minério de ferro na região. (21/04/2008).

Assista o vídeo aqui!

Agricultor é assassinado após denunciar desmatamento no PA


Sexta-feira, 25/04/2008

Após fazer denúncias ao Ibama sobre esquema ilegal de comércio de toras de madeira, um agricultor foi assassinado em Tucuruí. A polícia diz ainda não ter pistas dos criminosos.

Assista a matéria aqui!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vazamento de óleo na Colômbia


Moradores disseram que óleo provocou morte de peixes.
Autoridades falaram que óleo que vazou é biodegradável.


Um derramamento de 10 toneladas de óleo atingiu a região na última quarta-feira (23). Moradores disseram que o vazamento causou a morte de peixes, mas autoridades disseram que o óleo é biodegradável e "não prejudica" o meio-ambiente.

Fonte: Portal G1

Trekking na Ilha de Sta. Catarina (27/04)



Não perca, domingo (27/04), ótima oportunidade para se reabastecer de energia, contemplando belezas naturais da Mãe Terra na Ilha de Santa Catarina.

Farra do Boi diminui 26% no Estado de SC


Polícia Militar atribui resultado à campanha de conscientização

O número de ocorrências de farras do boi no Estado (SC) durante a última Semana Santa caiu 26,88% — de 93 para 68 — em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento é da Polícia Militar do Estado, que atribuiu o resultado à campanha de conscientização para combater este crime. Itapema foi o único município que registrou aumento, de 62,5%.

Para reverter a situação, autoridades locais lançaram a 1ª Farra do Boi de Mamão. Direcionada ao resgate das tradições culturais açorianas, a iniciativa prevê o resgate do folguedo e a conscientização da própria comunidade sobre a proibição da farra do boi.

A campanha de combate à farra seguirá ao longo do ano, coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com entidades de defesa animal, polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária Federal e com órgãos estaduais de inspeção animal.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Car Sharing (automóvel compartilhado)



Carros coletivos poupam tempo, dinheiro e o ar que se respira

Um carro com vaga reservada em vários pontos da cidade. Você não precisa abastecer,fazer revisão, emitir documentos e muito menos pagar IPVA. Usa quando precisa e divide com os demais cidadãos. Parece mentira? Não é. A idéia do car sharing, ou automóvel compartilhado, surgiu nos anos 80 na Suíça e já é realidade em mais de 450 municípios mundo afora, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Na Itália, quem dirige um carro coletivo ainda tem uma regalia: pode circular nas pistas reservadas a ônibuse táxis. Em Roma, são 35 veículos disponíveis 24 horas por dia. Com um cartão magnético, o usuário retira o carro em uma vaga e deve devolvê-lo lá mesmo. O motorista ganha tempo, ajuda a diminuir a poluição e o tráfego e ainda economiza uma boa grana. Segundo o Ministério da Infra-estrutura italiano, anualmente um cidadão gasta em torno de 6700 euros em despesas com veículos. Já o carro coletivo sai por uma anuidadede 100 euros mais 1,80 euro por hora de uso. Seria uma boa também para o bolso dos brasileiros, que gastam, em média, 10,8% do salário com carros. Mas, enquanto o sistema não estaciona por aqui, que tal bolar um esquema de caronas com os colegas de trabalho? A cidade e o meio ambiente agradecem.

Fonte: Revista Vida Simples (Abril/2008)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

URUBICI (SC) NA MÍDIA INTERNACIONAL



Comercial de perfumes totalmente rodado nas Serras do Corvo Branco e Rio do Rastro (nos arredores de Urubici) em SC. Vem sendo veiculado nas TVs da Inglaterra, e é estrelado pela astro Ewan Mcgregor, de Guerra nas Estrelas.

Sabonetes Dove na berlinda



O Greenpeace começou ontem uma campanha global responsabilizando a empresa Unilever, em especial a marca de sabonetes Dove, por parte do desmatamento na Indonésia. Assim como o Brasil, a Indonésia guarda uma das maiores porções de floresta tropical e é uma das campeãs mundiais de desmatamento. Segundo o Greenpeace, haveria provas de que firmas indonésias cortam a floresta para plantar palmeiras que fornecem óleo vegetal para a Unilever fazer produtos de higiene, como o sabonete. A organização fez um vídeo (acima) com a denúncia, que está circulando no mundo.

Fonte: Greenpeace

O novo powerpoint de Al Gore

Eis que Al Gore, depois de ganhar o Oscar e o Nobel, contina sua maratona tentando conscientizar as pessoas do problema iminente das mudanças climáticas. Seu novo vídeo demonstra uma tentativa de ir um passo a mais nessa luta, e mesmo que você não concorde, merece ser visto e discutido. Está no site da TED: corre lá pra assistir. (Está em inglês, mas os gráficos são fáceis de entender.)

UPDATE medianamente relacionado: E o candidato à presidência americana Barack Obama garante que Al Gore terá um lugar em seu gabinete, caso eleito. Na carona da popularidade verde de Al Gore, todo candidato quer embarcar... (Via Ecorazzi)

Postado no blog: Faça a Sua Parte!

Petroleiras e siderúrgica lideram a lista das 100 empresas mais poluidoras de São Paulo

Divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente, que colheu de forma voluntária as informações de 329 indústrias do estado de São Paulo, o relatório mostra que as oito primeiras empresas são responsáveis por 63% das emissões.

A Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e indústrias que têm o petróleo como matéria-prima lideram a lista das empresas mais poluidoras do estado de São Paulo. Segundo o relatório divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente, as oito primeiras companhias são responsáveis por cerca de 63% das emissões do estado, deixando os outros 37% com as 92 restantes.

"Não estamos distribuindo a lista de poluidores, mas informando os 100 maiores emissores de CO2 por meio da queima de combustível fóssil", comenta o conselheiro do Planeta Sustentável e secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. "Pelos resultados, o foco agora é o setor de transporte. A Cetesb precisa de complementação em relação a isso e nós vamos seguir essa nova agenda", completa.

Leia mais aqui: Planeta Sustentável

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Agimos como se fossemos a última geração do planeta

De quantas novas advertências ainda precisamos, além dessa do ministro brasileiro do Meio Ambiente, responsável pela floresta Amazônica?

“A moderna sociedade industrial é uma religião fanática. Estamos derrubando, envenenando e destruindo todos os sistemas vivos do planeta. Estamos assumindo dívidas que nossos filhos não poderão pagar... Agimos como se fossemos a última geração do planeta. Sem uma mudança radical no coração, na mente, na visão, a Terra se extinguirá como Vênus, calcinada e morta.”

Texto extraído do “Livro Tibetano do Viver e do Morrer” de Sogyal Rinpoche.

Na ocasião o Ministro do Meio Ambiente foi José Antônio Lutzenberger que deu esta declaração destacada pelo Sunday Times, de Londres, em março de 1991.

Colaboração do físico: Otávio Bocheco.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Hoje é o Dia da Terra


A data foi instituída pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970, em uma convocação nacional contra a poluição. Em 1990, 141 países estavam mobilizados, contando com 200 milhões de pessoas.

Em 2008, o mais interessante, é que sites como YouTube e Google não deixam a data passar em branco. Ambos modificaram os logos para lembrar a data.

Ativistas protestam em Nova Iorque


Duas ativistas da organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta, em inglês) tomaram banho nuas no bairro nova-iorquino de Times Square para denunciar o impacto "devastador" da produção e consumo de carne para o planeta.

Em uma ducha improvisada em plena Broadway, as defensoras dos animais Chloe Jo Berman e Ashley Lou Smith distribuíram vários panfletos aos transeuntes, nos quais eram informados de que para produzir um quilo de carne é necessário o equivalente à água utilizada por uma pessoa para seu banho durante um ano inteiro.

Nuas atrás de um cartaz onde se lia "Limpe sua consciência: torne-se vegetariano", as ativistas tomavam banho em plena rua e posavam para as câmeras.

Enquanto isso, afirmavam ao público que criar animais para consumo humano gera mais emissões de gases causadores do efeito estufa do que todos os produzidos por carros, caminhões e aviões em todo o mundo.

Agência EFE.

Dia da Terra: advertência sobre efeitos do etanol


Para ativistas, uso de alimento como combustível pode agravar crise da alimentação

O uso de plantas comestíveis para a produção de combustível "causa danos ambientais e contribui para uma crescente crise global dos alimentos", advertiram hoje, no Dia da Terra, dois ambientalistas em artigo publicado no jornal americano The Washington Post.

Lester Brown, fundador e presidente do Instituto de Política da Terra, e Jonathan Lewis, especialista em clima e advogado da Clean Air Task Force (Força Tarefa Ar Limpo, em inglês) fizeram referência, no artigo, à "promessa fracassada do etanol".

"Pedimos ao Congresso que reconsidere os mandados de leis recentes que requerem o desvio de alimentos comestíveis para a produção de biocombustíveis", destacou o artigo. "Estes mandados tiveram a intenção de levar os Estados Unidos à independência energética e de diminuir a mudança climática global".

A administração do presidente americano, George W. Bush, apóia a legislação que estabelece metas para o uso crescente de combustíveis obtidos de cultivos como o milho, e empreendeu projetos com o Brasil e outros países para uma incorporação crescente de biocombustíveis.

Brown e Lewis lembraram que "a esperança do uso de alimentos comestíveis para o combustível de nossos veículos prometia uma estabilidade de preços para nossos fazendeiros, mais segurança nacional e a proteção do meio ambiente pelo uso de combustível mais limpo" do que os derivados de hidrocarbonetos.

– Porém, agora fica muito claro que os mandados de uso de cultivos para combustíveis conduzem a um crescente dano ambiental – acrescentaram.

– O processo de produção cria vários subprodutos tóxicos e este uso dos cultivos aumentou os preços dos produtos agrícolas.
Por outro lado, os mandados não reduzem nossa dependência do petróleo importado, afirmam os analistas.

– No ano passado, os EUA queimaram quase um quarto de seu estoque anual de milho como combustível, e isto trouxe uma redução de apenas 1% no consumo de petróleo no país.

AGÊNCIA EFE.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ecopsicologia, o que é?

Quando a natureza desperta a alma

Existe uma estreita ligação entre estes três níveis: a vitalidade individual, as emoções; aquela do mundo onde vivemos; as formas e as cores da natureza; a vitalidade que permeia o Universo, a dimensão espiritual.

"Se a Terra Tivesse um diâmetro de pouco mais de um metro e flutuasse a pouca distância do solo sobre um campo qualquer, viria gente de todo o mundo para admirar as suas piscinas de água tanto pequenas como grandes, e aqueles pedaços de terra que emergem da água. Os visitantes ficariam admirados com a camada finíssima de gás que circunda e protege esta linda bola, bem como com as minúsculas partículas de água suspensas no gás; Se maravilhariam com todas as criaturas na superfície e nas águas. E a bola seria considerada preciosa por ser única e seria protegida para que não estragasse. Seria a maior maravilha conhecida,fonte de inspiração, sabedoria e beleza. As pessoas a amariam e a defenderiam com a própria vida, sentindo que nada teria significado sem a sua existência...

Reflexões poéticas do ecopsicólogo neo-zelandês Olaf Skarsholt citado pela ecopsicóloga italiana Marcella Danon como introdução ao texto que segue:

Boa parte da solidão, da falta de sentido da vida e da "Doença da Alma " que tão freqüentemente aflige o mundo civilizado ocidental deve-se à perda de conexão com a origem da Vida e à incapacidade de fazermos as perguntas fundamentais que estão na base da nossa existência. Perguntas que manteriam mais viva a nossa atenção aos laços que temos com o mundo que nos cerca: "quem sou?", "de onde venho?", "para onde vou?"

Temos hoje um problema de alienação da dimensão espiritual e que está estreitamente ligada à alienação de nossas próprias emoções e, não por acaso, também da natureza: quando se forma um casulo em torno daquilo que consideramos o nosso pequeno e importantíssimo "eu", perdemos a capacidade de ver e de sentir aquilo que existe ao redor de nós.

Este é o problema, uma barreira que se cria entre o nosso "eu" e a nossa natureza mais autêntica que si exprime também através das emoções, o aspecto mais vital e dinâmico do nosso ser. Quando Negamos as emoções, negamos tudo o que é espontâneo e natural em nós e, de quebra, tudo quanto é natural e espontâneo no nosso entorno, e por conseguinte também tudo quanto é natural e autêntico no ambiente natural, a natureza selvagem, todo o mundo não "civilizado". Quando negamos a origem da vida material – não é por caso que se use a expressão "Mãe Terra" – nos fechamos à percepção do princípio espiritual que serve de base para toda a criação, nos fechamos a toda outra dimensão que escape da dimensão do ego. Não é de se admirar que nos sobrevenha um dilúvio de depressão e um sentido de vazio!

Para quebrar este isolamento, reentrar no circulo da vida e se re-conectar à totalidade do próprio ser, é necessário antes de tudo, afinar a capacidade de escutar, para capturar a presença e a voz do sentir-se a si mesmo, a si próprio e do sentir aos outros. Depois, é preciso desenvolver a atenção e o respeito por tudo que vive: a partir de nossas próprias emoções, até o ponto de incluir os outros seres humanos, cada outro ser vivente, a natureza em sua totalidade. Quando a abertura se torna tal ao ponto de acolher tanto o mundo pessoal interno como o mundo externo, a vida se revela aos seus níveis mais altos e o indivíduo poderá reconhecer-se como parte de um projeto muito mais amplo e não terá que sentir-se solitário ou solitária. Nunca Mais. Pelo contrário saberá estar conectado profundamente com tudo aquilo que existe.

Ecopsicologia Brasil

AQUECIMENTO GLOBAL (VÍDEO)

Orgânicos e nutritivos


A pesquisadora Elaine de Azevedo, colunista do Portal Nutrição, compilou uma relação de estudos científicos que indicam os benefícios nutricionais dos alimentos orgânicos.

Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de pesticidas. Não poluem os rios nem contaminam as águas subterrânea. As propriedades também respeitam a legislação ambiental sobre a preservação de florestas. Se isso tudo não bastasse, esses estudos indicam que têm mais nutrientes do que os produtos convencionais.

Um estudo de 10 anos comparando tomates orgânicos versus convencionais sugere que os orgânicos têm quase o dobro de antioxidantes chamados flavonóides que protegem o coração. Outra pesquisa, feita com framboesas, morangos e milho de origem orgânica, revelou um acréscimo de 20 a 58% de flavonóides nesses alimentos. Em março de 2007, três projetos de pesquisa europeus revelaram que tomates, pêssegos e maçãs processadas orgânicos têm melhor valor nutricional que os convencionais.

Ninguém sabe ao certo porque os orgânicos apresentam maior teor de nutrientes. Alguns pesquisadores desconfiam que a forma de cultivo, com menos aditivos químicos e maior respeito à vegetação nativa, acaba preservando os microorganismos e minerais que compõe o solo. E eles facilitariam a absorção dos nutrientes pelas plantas.

Fonte: Portal Nutrição

domingo, 20 de abril de 2008

Nós sabíamos

Filme de ficção produzido pelo Greenpeace para alertar a população sobre o que poderá acontecer com a Terra caso nada seja feito para combater o aquecimento global.

Físico único


Ele aproximou ciência e espiritualidade em O Tao da Física e O Ponto de Mutação e agora trabalha por uma nova sociedade.Conheça um pouco mais de Fritjof Capra.



Educação ecológica

Capra afirma que o grande desafio do século 21 é o de promover a mudança do sistema de valores que determina a economia global, para que possamos chegar a um sistema que sustente toda a vida das pessoas nesta e nas próximas gerações.

O primeiro passo é que toda a sociedade seja ecologicamente educada, pois a sustentabilidade depende da nossa habilidade de entender o ecossistema, com o qual aprendemos que existem redes de cooperação naturais e que a diversidade assegura a sobrevivência da vida. Por isso, Capra fundou em Berkeley, no estado da Califórnia, o Centro para a Alfabetização Ecológica, que promove o pensamento ecológico e sistêmico em escolas de primeiro e segundo graus, e viaja pelo mundo dando palestras sobre a importância e a urgência do assunto.

Postado em: Revista Vida Simples

Comercial feito pela Almap para o Greenpeace Brasil.

Ajudando a combater o aquecimento global


“Não coma carne, ande de bicicleta e seja um consumidor sóbrio. É assim que você pode ajudar a combater o aquecimento global”.

Rajendra K. Pachauri, é pres. do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e prêmio Nobel da paz em 2007.

Para não ser uma mala sem alça


Muitas empresas tem aderido à onda ecológica. Ao invés de mandar brindes de utilidade duvidosa, optam por sacolas de pano para que os clientes façam compras sem consumir as malfadadas sacolas plásticas. Assim, na teoria, as pessoas fariam uma pequena propaganda da marca enquanto deixariam de consumir plástico de baixa qualidade oferecido por mercados, locadores, vendinhas, farmácias e afins. Seria muito bonito se a grande maioria das sacolas de pano não fosse de baixíssima qualidade! Desde dezembro do ano passado recebi cinco sacolas desse tipo e nenhuma delas uma faz o trabalho que se propõe. Poupemos o nome das marcas, porque o objetivo não é apontar o dedo na cara de ninguém. Eu, que já bolei algumas sacolas em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, aprendi algumas coisas. Que isso sirva também para quem está interessado em embarcar nessa bela jornada.

1- O tecido precisa ser resistente. Algodão cru fininho, por exemplo, vai se rompendo com o peso e as lavagens. O objetivo é que a sacola dura bastante.
2- As costuras precisam ser de qualidade, bem firmes. Se não, com o peso das compras elas abrem antes que a sacola tenha valido a pena.
3- As alças não podem ser costuradas como se costura a alça de uma blusa. É preciso uma costura reforçada, bem firme. O ideal é que a alça avance ao longo da bolsa e que a costura acompanhe toda essa extensão. É muito importante que a firmeza das alças sejam compatíveis com o tamanho da sacola.
4- O ideal é que a sacola tenha um fundo largo, assim é mais fácil acomodar as compras.

Postado em: Blog do Planeta

Os 11 princípios do naturalista espiritualizado

1. A Fonte da Natureza é o espírito
2. A Natureza não é um acidente. Tem significado, significância e propósito
3. Alguns aspectos da Natureza são invisíveis
4. A Natureza é parte de um todo maior, além do tempo e do espaço.
5. A Beleza da Natureza tem valor intrínseco.
6. O que preserva a beleza e a harmonia da Natureza é bom. O que a destrói é ruim. 7. Todas os animais, plantas e paisagens são sagrados.
8. Todas as criaturas tem direitos iguais à auto-realização
9. O mundo interior é parte da Natureza.
10. Devemos celebrar a criação com música, dança, arte, poesia e contos.
11. A ciência é uma ferramenta indispensável para adquirir conhecimento da Natureza. Mas o "cientifismo" (a crença de que a ciência é a ÚNICA fonte de sabedoria) é uma filosofia perigosa e desvirtuada.

Consciência verde


O poeta e ativista Gary Snyder defende uma vida mais simples e mais próxima da natureza.

O que é consciência ecológica para você?

O termo “consciência social” surgiu da preocupação com a saúde e a justiça da humanidade. Precisamos, de fato, nos preocupar com as desigualdades da nossa ordem social e com o sofrimento de alguns de nossos irmãos. Já a consciência ecológica é a preocupação com todos os seres,todas as espécies, todos os habitats e ecossistemas complexos que constituem o mundo orgânico. A consciência ecológica é a extensão de uma preocupação moral que vai além das estreitas fronteiras humanas.

Fonte: Revista Vida Simples

SAVE THE EARTH















O estetoscópio checa a saúde da Terra, em Jacarta, na Indonésia. A performance faz parte das manifestações de ambientalistas no Dia da Terra (Foto: Jewel Samad/AFP)